TEXTO

-A - +A

domingo, 21 de março de 2010

Uma nova aposta em mobilidade para Coimbra

A crise Financeira Mundial que se instalou transformou o Mundo, provocou rupturas e dará início a uma nova reconstrução, uma nova era, se lhe quiserem chamar. Cabe-nos fazer com que este após traduza uma mudança para melhor.

Produção de hidrogénio como combustível a partir de energias desperdiçadasNaturlink

Associando a tecnologia dos relógios de quartzo com energias normalmente desperdiçadas, como ruído ambiente, vibrações, correntes de água, etc. consegue-se produzir gás de hidrogénio como combustível.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Tencologia e Politica

Aos grandes desafios do futuro próximo, postos:
  • Pela demografia, com aumento da população mundial e da longevidade;
  • Pela ecologia, com os riscos de esgotamento das matérias-primas de longo período de renovação e da disrupção do sistema.
As respostas terão de passar pela economia política, modificando os modos de vida e de convivência e a utilização dos recursos disponíveis, e pela tecnologia, como forma de viabilização das soluções económico-políticas.
Neste quadro de inevitabilidade desenham-se os problemas da relação entre a política e a técnico-ciência:

Plano Novas Energias reduz défice e cria emprego

O Plano Novas Energias pretende reduzir a factura das importações energéticas portuguesas em cerca de 2000 milhões de euros e criar 120 mil postos de trabalho até 2020, afirmou o Primeiro-Ministro José Sócrates na apresentação das linhas de força que orientam esta estratégia, em Lisboa.


O Plano tem como metas reduzir a dependência energética de Portugal para 74% (o equivalente a 31% da energia final), cumprir os acordos de combate às alterações climáticas, de forma a que 60% da electricidade seja produzida por fontes r

quarta-feira, 10 de março de 2010

terça-feira, 9 de março de 2010

Aumentou este ano a produção de energia por fontes renováveis

Chuva: renováveis garantem 72% do consumo de luz até Fevereiro

 O aumento da geração hidroeléctrica e o reforço de potência eólica permitem atingir valor recorde na produção renovável

 Com a chuva a atingir níveis recorde, a produção hidroeléctrica disparou 75% nos primeiros dois meses deste ano. Esta é a principal explicação para o nível recorde de produção de energias renováveis em Portugal.